Temporada 2013: Saiba o que mudará no Ranking Nacional e Campeonato Portal


O nível de competitividade entre vaqueiros, equipes e cavalos promete ir às alturas na próxima temporada. O diretor do Ranking Nacional e Campeonato Portal Na Vaquejada – Fábio Leal – entrou em campo, observou o que estava na hora de ser mudado, ponderou o que deveria permanecer e anuncia novidades para o ano de 2013.  
 
A primeira inovação começa pelo Ranking Nacional. As equipes que se planejavam para consagrar seus vaqueiros e times como os melhores da temporada, mas mantinham o foco principal no Campeonato Portal Na Vaquejada, específico para animais, comemoram a decisão. A contagem de pontos para o Ranking Nacional será dentro do próprio Campeonato Portal. Ou seja: vaqueiros e equipes pontuarão, apenas, nas vaquejadas onde houver etapa do Campeonato Portal. Os times terão cerca de trinta etapas para buscar o título de melhor do ano. O proprietário da equipe Haras Bonsucesso apoiou a iniciativa, “acredito que essa ideia já deveria ter sido adotada e que essa mudança trará mais competitividade tanto para o ranking quanto para o campeonato. Os vaqueiros irão, mais do que nunca, brigar de igual para igual”, disse Sérgio Miranda.
 
Campeonato Portal Na Vaquejada
A chegada da categoria Aspirante é a grande mudança dentro da maior competição entre cavalos de vaquejada do Brasil. “Essa é uma categoria que cresce a cada ano, que movimenta o esporte. Sentimos a necessidade de inseri-la no CPNV”, ressaltou Fábio Leal. Os aspirantes pontuarão nas etapas onde houver a categoria.
 
O aumento na quantidade de campeões que estarão no Melhores do Ano 2013 conta com a presença de mais uma categoria: Linhagem. Essa categoria é destinada aos pais e mães dos campeões do CPNV. A contagem de pontos será automática. O cavalo/égua com maior número de filhos campeões dentro do Campeonato Portal será eleito o melhor e o troféu será recebido pelo atual proprietário do animal.
 
Ranking Nacional
Como a equipe do Portal Vaquejada estará presente em todas as etapas do Ranking Nacional 2013, a divisão de pontuação perante os rachas já usada no Campeonato Portal será adotada, também, para os vaqueiros e equipes.
 
O uso da pontuação por bonificação é mais uma novidade no Ranking Nacional. Cada vaqueiro ao bater a senha, receberá cinco pontos. Esta bonificação é válida para as equipes. Exemplo: Caso os três vaqueiros de uma equipe Amador participem da final, somarão 15 pontos de bonificação.
 
Início da temporada 2013
A corrida por mais um ano de vitórias começará no final de semana onde serão contemplados os campeões de 2012. A vaquejada de Pilar-AL, no Parque Arthur Filho, será a primeira a contar pontos para o Campeonato Portal Na Vaquejada e Ranking Nacional 2013. O evento acontecerá entre os dias 07 e 09 de dezembro, com premiação superior à R$ 200 mil.

Fonte:Portal Vaquejada