Regulamentação do Esporte no Ceará

A vaquejada cearense comemora mais um valeu o boi. Agora a vaquejada é regulamentada por lei como atividade desportiva e cultural do Estado do Ceará.
​A informação foi divulgada, dia 15, no Diário Oficial do Estado. A Lei 15.299, de 8 de janeiro de 2013, é de autoria deputado Wellington Landim (PSB).
​A pedido do apresentador Egilson Teles, o deputado estadual Welington Landim, levou para a Assembléia Legislativa do Ceará um projeto de lei de regulamentação da Vaquejada como atividade desportiva e cultural do Estado. No dia 20/12/12, o projeto foi votado e aprovado pela grande maioria no plenário.
​A lei garante a integridade física dos vaqueiros e animais. E mais: O vaqueiro que por motivo injustificado se exceder no trato com o animal, ferindo-o ou maltratando de forma intencional, deverá ser excluído da prova. Segundo o deputado Welington Landim, durante as discussões no plenário, uma vaquejada gera em torno de 1.500 empregos e 3.500 empregos indiretos. Hoje, são realizadas no Ceará cerca de 100 vaquejadas nos mais diversos municípios. A movimentação financeira anual no Ceará é em torno de R$ 60 milhões. Quem acompanha o programa Vaquejada vê a cada semana os benefícios que a vaquejada traz para os municípios onde ela acontece, a forma como se valoriza a cultura, e a evolução do esporte nas mais diversas áreas. Quem conhece de fato a vaquejada sabe o que ela representa para o nosso Estado, e para o país.





​Além dessa, temos mais uma boa notícia: também foi sancionada a lei que reconhece o distrito de Itapebussu, no município de Maranguape, como a Capital da Vaquejada no Estado do Ceará. A lei, de autoria da deputada Fernanda Pessoa, foi aprovada na Assembléia Legislativa e tem por objetivos reconhecer e valorizar vocação de Itapebussu para a festa, já que a localidade já realiza uma das maiores vaquejadas do país. Esse ano a vaquejada no distrio irá comemorar 68  anos de tradição.


Confira na nossa central de vídeos nossa última edição onde Egilson Teles e convidados especiais falam sobre a importância da regulamentação da vaquejada no nosso Estado.